O que é Mindfulness?
- Diogo Antunes
- 24 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2024
Não é fácil explicar com palavras o que Mindfulness, pois esta palavra busca descrever um estado mental muito profundo e por vezes raro em nosso dia a dia. Ela está relacionada a um estado de presença, paz e conexão.

Mindfulness é a tradução para o inglês de Sati, um conceito em Pali, antiga língua da região da Índia. Sua tradução não é simples, pois na realidade, não há nas línguas ocidentais uma palavra que possa representar seu significado na língua original.
Uma das interpretações trazidas por Jon Kabat Zinn é de entender mindfulness como a capacidade de prestar atenção ao momento presente , de maneira intencional, sem julgamentos. Este conceito foi traduzido para o português como “atenção plena” ou “consciência plena”.
Este estado mental de atenção plena costuma ser citado como “o coração da meditação budista”, no entanto, é uma capacidade humana universal.
Mindfulness não é o mesmo que meditação. As práticas de meditação são um dos principais caminhos para cultivar este estado, uma vez que é algo que não ocorre de fato se não for corporificado através da experiência direta. Pode-se achar a atenção plena uma ideia muito interessante e compreendê-la racionalmente, mas, se ela não for internalizada, ao levantar-se da cadeira, provavelmente essa intenção já terá se perdido para algum pensamento relacionado a algo que você “precisa” fazer (KABAT-ZINN, 2013).
Além de significar um estado mental de atenção plena, o termo mindfulness também é utilizado para denominar o que podemos chamar de uma abordagem dentro do universo da meditação. Atualmente existem centenas de publicações de livros e artigos que sustentam esta abordagem e explicam seus fundamentos. Se você acessar algum material publicado porJon Kabat-Zinn, Tamara Russell ou Mark Williams, pode saber que estará relacionado ao mindfuless.
Os programas baseados em mindfulness que se disseminaram mundialmente tiveram seu início com o trabalho do médico e pesquisador Jon Kabat-Zinn, que buscou uma forma de integrar sua experiência como praticante de Zen budismo, meditação Vipassana e Yoga, em sua prática profissional. Durante a década de 1970, Jon trabalhou no sentido de adaptar as práticas e conceitos ligados a estas tradições em seu trabalho, tendo como um marco o ano de 1979, com o lançamento do primeiro programa de mindfulness, chamado MBSR - Mindfulness Based Stress Reduction - Redução de estresse baseada em Mindfulness.
Nos anos de 1970, a meditação transitava no ocidente, especialmente ligada ao movimento da Nova Era e, muitas vezes, não era bem-vista pela comunidade científica. Os resultados positivos na redução de estresse e melhora da dor crônica de pacientes, derivados do trabalho de Jon Kabat-Zinn com mindfulness chamaram a atenção de cientistas. A partir daí, a atenção plena trouxe para a comunidade científica a sabedoria e as práticas das tradições contemplativas. Diversas pesquisas vêm sendo realizadas desde então e outros programas de mindfulness foram criados para atender necessidades de públicos específicos, assim como para promover bem-estar e qualidade de vida da população em geral. Com isso, esta forma de abordar a meditação tem se disseminado pelo mundo.
Para compreender verdadeiramente este estado mental profundo, a única forma é praticar a atenção plena. Acesse esta meditação guiada em nosso canal do youtube e sinta em seu próprio ser os benefícios de viver presente. Lembre-se, os resultados podem não ser imediatos, mas a cada passo você estará cultivando uma mente mais tranquila e em paz.
Referências:
Antunes, Diogo S. H y. Práticas meditativas: escolas em conexão com o desenvolvimento humano integral, promoção de saúde e uma cultura de paz. Tese (doutorado). Programa de pós graduação em educação, PUCRS, 2023.
KABAT-ZINN, J. Mindfulness para principiantes. Editora Kairós: Barcelona, 2013.
KABAT-ZINN, J. Full catastrophe living: Using the wisdom of your body and mind to face stress, pain, and illness. New York: Delta, 1990.
Por: Diogo Antunes




Muito bom o conteúdo! Obrigado por compartilhar.