top of page

Meditação para crianças - o tesouro em seu coração

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Se destinamos tempo de nossa educação para estudar português, matemática, física… Então por que não destinar momentos para observarmos nosso mundo interno? Para compreendermos nossas emoções e pensamentos e, uma vez conscientes de nós mesmos, também desenvolvermos nossas habilidades de nos relacionarmos com os outros?


É a partir destas perguntas que cada vez mais escolas e famílias tem buscado oferecer a prática da meditação para crianças.



ree


Quais os benefícios da meditação para crianças?


Abaixo listo os principais benefícios que podem ser cultivados:


a) maior consciência sobre o corpo, as emoções, os pensamento;

b) maior foco e concentração;

c) contribuem na tomada de decisões responsáveis;

d) desenvolvem recursos internos para lidar com dificuldades e emoções desafiadoras;

e) fortalece estados mentais positivos como calma, relaxamento e gratidão;

f) cultivam a empatia e compaixão com relação a si e as outras pessoas;

g) contribuem para a gestão pacífica de conflitos e fortalecem vínculos;

h) auxiliam na criação de um clima emocional de tranquilidade e colaboração, que é favorável à aprendizagem;


É interessante deixar claro que os resultados listados acima tem sido encontrados em diversas partes do mundo, com crianças de diferentes culturas e classes sociais. Isso mostra que a meditação é capaz de superar barreiras culturais ou sociais, levando seus benefícios para as crianças nos mais diversos contextos de vida.


Como deve ser a meditação para crianças?


Primeiro é importante lembrar que as crianças, de maneira geral, são capazes de se conectarem com suas experiências através de um estado de atenção plena, com muito mais facilidade que o adulto. Se elas estão interessadas em uma brincadeira, é comum ficarem focadas naquela experiência por um bom tempo. Por outro lado, nós, adultos, costumamos realizar nossas tarefas pensando em várias outras coisas.


Então, ao mesmo tempo em que podemos ensiná-las a meditar, também podemos aprender muito com as crianças sobre viver de forma presente.


A meditação para crianças deve ser feita sempre de forma lúdica, envolvendo recursos que instiguem a criatividade delas.


Até os quatro anos de idade, indico que as crianças tenham contato com a meditação formal vendo os adultos meditarem. Em outras palavras, destine algum tempo para realizar sua prática de meditação e convide a criança para estar junto com você. Elas aprendem muito pelo exemplo.


Com bebês pequenos, destine algum tempo para meditar com ele(a) em seu colo. Quando são um pouco maiores, você pode convidá-la a realizar alguma das etapas de sua prática, como tocar um sino, cantar um mantra ou apagar uma vela.


A partir dos quatro anos, podem ser propostas atividades de meditação usando posturas de yoga, observação da respiração e do corpo. Sempre usando recursos que sejam atrativos para as crianças. Entre eles, elementos da natureza para sentir a textura e o cheiro, ou ainda a imaginação e a contação de histórias que tenham relação com a prática proposta.




Se você quer levar os incríveis benefícios da meditação para as crianças, então conheça nosso curso A essência da meditação para crianças clicando aqui!



Eu venho pesquisando sobre educação há mais de quinze anos. Até agora não descobri nenhuma ação na educação das crianças que possa trazer mais benefícios para a vida de cada uma delas e também do planeta, do que a oportunidade de praticarem meditação.



Referências:

Antunes, Diogo S. H y. Práticas meditativas: escolas em conexão com o desenvolvimento humano integral, promoção de saúde e uma cultura de paz. Tese (doutorado). Programa de pós graduação em educação, PUCRS, 2023.


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Siga a Meditta nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Viva o presente

medittaeco@gmail.com

Osório - RS - Brasil

©2023 por meditta

bottom of page