top of page

O que é meditação?

Atualizado: 8 de abr. de 2024

A meditação é um termo utilizado para descrever um amplo conjunto de práticas com diferentes origens culturais. Ela é uma prática de autoconhecimento com profundo poder terapêutico.


Basicamente, meditar consiste em focar a atenção sobre um determinado elemento. Há práticas contemplativas, usualmente realizadas sentadas, onde o meditador foca a sua atenção na respiração, nas sensações do corpo, olhando um objeto, escutando sons, imaginando uma imagem ou ainda, contando repetidas vezes; práticas denominadas de meditação analítica ou conceitual, onde foca-se a atenção na reflexão sobre um determinado conceito. Existem meditações em movimento, que envolvem práticas como Yoga, Tai Chi, dança, caminhada ou qualquer movimento corporal realizado com atenção plena. Pode-se meditar cantando ou fazendo orações. No mindfulness e no Zen Budismo, realizam-se práticas diárias como cozinhar, caminhar ou limpar, com atenção plena.




ree


Para compreender mais profundamente o que é meditação, é fundamental entender os contextos onde esta prática é realizada atualmente. Ela pode ser encontradas em grupos laicos, dentro da ciência ou, ainda, em contextos religiosos.


As práticas de meditação foram criadas a mais de dois mil e quinhentos anos e podem ser encontradas em povos de todo o mundo. Os povos antigos não possuíam separação entre a religião, a política, a economia e a educação. Sendo assim, originalmente, a meditação era vinculada a alguma vertente religiosa.


Até hoje existem diferentes religiões que associam a prática de meditação à seus rituais, liturgias, crenças e valores. Entre elas as mais conhecidas são o budismo, sufismo, hinduísmo e até mesmo o cristianismo. Cada uma delas possuí práticas de meditação que são características, ainda que algumas meditações sejam encontradas em diferentes religiões. Para citar um exemplo, no Zen budismo, vai encontrar práticas de meditação sentada (Zazen), caminhando (Kinhi), ou ainda a realização de atividades cotidianas com uma intenção meditativa (samu).


Atualmente existem muitos grupos laicos que realizam práticas de meditação sem nenhuma vinculação religiosa. Neste caso, não existem liturgias, devoção a divindades ou mestres. Também não há nenhuma restrição quanto aos praticantes possuírem ou não uma religião, o que a torna uma prática universal e sem dogmas.


Além disso a meditação também ganhou espaço dentro da ciência, em grupos de pesquisa que buscam compreender os benefícios destas práticas utilizando a metodologia científica. A partir disso, introduzem a meditação em diferentes contextos como espaços de saúde ou educação.


Na meditta, seguimos os princípios e práticas de atenção plena (Mindfulness), que é uma linha laica, relacionada a ciência. Se você quer experimentar os benefícios da meditação, então conheça nossos próximos cursos clicando aqui.


Referências:

Antunes, Diogo S. H y. Práticas meditativas: escolas em conexão com o desenvolvimento humano integral, promoção de saúde e uma cultura de paz. Tese (doutorado). Programa de pós graduação em educação, PUCRS, 2023.


Por: Diogo Antunes

 
 
 

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
lia mara barcelos doebber
lia mara barcelos doebber
13 de mai. de 2023
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Parabéns!!! Muito boa a postagem.

Curtir

Michele Barcelos Doebber
Michele Barcelos Doebber
12 de mai. de 2023
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Obrigado por compartilhar. Ficou muito mais claro compreender o universo da meditação.

Curtir

Siga a Meditta nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Viva o presente

medittaeco@gmail.com

Osório - RS - Brasil

©2023 por meditta

bottom of page