Cinco desafios da meditação que toda(o) praticante irá encontrar!
- Diogo Antunes
- 1 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de fev. de 2024
Existem cinco desafios da prática de meditação, que você seguramente vai encontrar enquanto estiver meditando. Eles são conhecidos desde o tempo de Buda e não mudaram até hoje, então com certeza se você ainda não encontrou com eles, logo estarão no seu caminho.

Retiro de meditação da Escola Meditta no Ecosítio Oremã
1 - O primeiro desafio da prática de meditação é a aversão. O sentimento de que a experiência que você está vivendo não é o que você gostaria de ter. Você seguramente vai experimentar isso, porque meditar por períodos mais longos gera, por exemplo, dor física ou deixa as pernas formigando. Treinar a sua mente para ser capaz de atravessar isso é um ponto fundamental.
2 - O segundo desafio é o desejo. É aquilo que nós buscamos com a prática, a expectativa do que vamos encontrar. Quando você tomar consciência que se encontrou com ele é fundamental desenvolver uma atitude mental de acolhimento e contemplação. Cultive uma atitude de apenas estar ali com a realidade como ela estiver.
3 - O terceiro desafio é a agitação. Quando a mente fica indomável e não se coloca onde você gostaria. Isso acontece com frequência, mesmo com pessoas que tem uma prática fortalecida. Então, se você você acha que está com a mente muito focada e tranquila, fique atenta(o), pois esse estado de desatenção e agitação irá retornar em algum.
4- O quarto desafio é a preguiça ou sonolência. O que é diferente de realmente estar com sono. Se você tem dormido pouco, é importante dormir porque seu corpo precisa descansar e sua mente também. Mas às vezes quando estamos praticando surge como um torpor, a mente e o corpo ficam pesados e moles. É fundamental estar firme e determinado a atravessar também esse estado.
5- O último desafio é a dúvida. A pergunta se essa prática é para mim, se a meditação realmente está me trazendo benefícios. Muitas vezes nós não conseguimos ver os benefícios da meditação naquele momento mas eles estão sendo cultivados. São como sementes colocadas na terra esperando o momento de germinar.
Todos esses desafios vão lhe acompanhar até o final de sua vida como praticante de meditação. Mesmo quando sua prática estiver muito fortalecida, eles em algum momento retornam novamente com outras facetas. Isso são outras facetas da sua mente, que você tem a possibilidade de observar e conhecer através da meditação.
Espero que esse post contribua para que você fortaleça a sua meditação. Aproveite a oportunidade e cultive uma mente mais presente e em paz através da prática guiada no vídeo a seguir.




Comentários